quinta-feira, 1 de abril de 2010

NOVELA: PIGMALIÃO 70 (1970)

Pigmalião 70 foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, exibida entre 2 de março e 24 de outubro de 1970. Foi escrita por Vicente Sesso e dirigida por Régis Cardoso. Teve 204 capítulos. Foi produzida em preto-e-branco.
Trama/ Personagens:

TRAMA

Uma bela viúva da alta sociedade comete uma infração de transito, briga com o guarda e vai embora. um rapaz humilde, feirante Fernando Dalba (Sérgio Cardoso), esta disposto a depor contra a senhora. Mas o encontro dos dois trastorna tudo: a mullher é Cristina Guimarães, insinuante, habituada a manobrar, consegue não apenas mudar o pensamento da testemunha sobre  a  infração como tambem vira inteiramente sua cabeça.

Em pouco tempo, Nando "como é conhecido", que além de tudo é noivo, está totalmente a mercê de Cristina: apaixonado sem remedio, vivendo um tipo de amor que não cabe em sua vida simples.Mais sobre Nando: Fernando Dalba (Sérgio Cardoso), o Nando, é um rapaz simples que está noivo de Candinha (Susana Vieira). Ele trabalha numa feira vendendo frutas e é ajudado por sua mãe, a Baronesa (Wanda Kosmo), e pelos amigos Gino (Felipe Carone) e Guiomar (Nora Fontes). Ele bate no carro da viúva milionária Cristina Guimarães (Tônia Carrero), dona de um salão de beleza, que decide ensiná-lo a se comportar como uma pessoa da alta-sociedade. A bela Cristina faz isso para vencer uma aposta, mas acaba se apaixonando por Nando.

- A história é uma adaptação de Pigmalião, de Bernard Shaw. Na peça, um professor tenta transformar uma modesta vendedora de flores numa dama da sociedade. Já na novela, os papéis foram invertidos, é uma mulher que se propõe a transformar a vida de um vendedor de frutas.



CURIOSIDADES

-Você sabia que o cabelo de Tônia Carreiro em Pigmalião 70 (1970) foi muito imitado pelas mulheres da época?

A atriz vivia a milionária Cristina Guimarães e a personagem fez tanto sucesso que as mulheres passaram a copiar seu corte de cabelo. Com mechas repicadas e todo em camadas, o cabelo ficou conhecido como “corte Pigmalião” e virou mania nos melhores cabeleireiros do país.

-Pigmalião 70 marcou a estreia da atriz Susana Vieira e do autor Vicente Sesso na Rede Globo. Com a trama, Sesso inaugurou na emissora o estilo de comédia no horário das 19h.

A novela é uma adaptação do espetáculo “Pigmalião”, do dramaturgo irlandês George Bernard Shaw. Na peça, um professor tenta transformar uma modesta vendedora de flores numa dama da sociedade. Já na novela, os papéis foram invertidos, é uma mulher que se propõe a transformar a vida de um vendedor de frutas.

- Os figurinos foram desenhados por Carlos Gil e José Gayegos.

- Com Pigmalião 70, o autor Vicente Sesso estreou na TV Globo depois do sucesso da novela Sangue do Meu Sangue, da TV Excelsior. Na emissora, o autor inaugurava o estilo de comédia no horário das 19h.

- Silvio Santos fez uma participação especial na novela, vivendo o apresentador do Programa Silvio Santos, que ele próprio comandava, na época, na TV Globo.

- A personagem de Tônia Carrero fez tanto sucesso que as mulheres passaram a copiar seu corte de cabelo, cortado em camadas, que ficou conhecido como “corte Pigmalião”.

- A novela marcou a estréia da atriz Susana Vieira na TV Globo.

- Betty Faria, que interpretou a personagem Sandra, recebeu o Troféu Helena Silveira de melhor atriz coadjuvante.

ELENCO

Sérgio Cardoso - Nando (Fernando Dalba)
Tônia Carrero - Cristina Melo de Guimarães Cerdeira
Célia Biar - Mirtes
Wanda Kosmo - Baronesa
Suzana Vieira - Candinha
Eloísa Mafalda - Ester
Betty Faria - Sandra
Edney Giovenazzi - Carlito
Maria Luíza Castelli - Lalá
Felipe Carone - Gino
Marcos Paulo - Kico
Carmem Silva - Condessa Cavanca
Marisa Raja Gabaglia - Ivone
Ida Gomes - Júlia
Jardel Mello - Alberto
Íris Bruzzi - Malu
Herval Rossano - Carlos
Adriano Reys - Juan Carlos


TRILHA SONORA

- Marcos e Paulo Sérgio Valle, Nonato Buzar, Antonio Adolfo e Egberto Gismonti foram convidados para compor a trilha sonora da novela.
01.Pigmalião 70 - Umas e Outras
02.A Feira - Jackson do Pandeiro
03.Tema de Cristina - Erlon Chaves Orquestra
04.Tema de Kiko - The Youngsters
05.Pêndulo - Egberto Gismonti
06.Ao Redor (Tema de Amor) - Claudete Soares (tema de Nando e Cristina)
07.Tema de Cristina - Briamonte Orquestra
08.Tema de Nando e Candinha - Erlon Chaves Orquestra
09.A Feira - Wilson das Neves
10.Ao Redor (Tema de Amor) - Globetes
11.Povos - Erlon Chaves Orquestra
12.Pigmalião 70 - Erlon Chaves Orquestra

2 comentários:

  1. Eu adorava Pigmalião 70, foi uma das primeiras novelas que eu assisti. Lembro do grande Sergio Cardoso, da lindíssima Tonia Carrero, Susana Vieira, Maria Luisa Castelli, Felipe Carone, Eloísa Mafalda, Norah Fontes e Iris Bruzzi. Teve uma cena onde Tonia e Iris saíram no tapa que foi muito engraçada! Mas, curiosamente, não lembro de Betty Faria nessa novela, logo ela, no auge de sua beleza.

    ResponderExcluir
  2. LEMBRO-ME POUCO DA NOVELA.MAS SEI QUE FOI ÓTIMA.BETTY MARAVILHOSA COM SEU 29 ANOS.

    ResponderExcluir