sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NOVELA: OS FANTOCHES (1967/68)

Excelsior - 19h30
de julho de 1967 a janeiro de 1968
186 capítulos
novela de Ivani Ribeiro
direção de Wálter Avancini

Os fantoches foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de julho de 1967 a janeiro de 1968, às 19h30. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Walter Avancini.Na trama o milionário Aníbal, sabendo que vai morrer, convida um grupo de parentes e amigos para se hospedar em seu hotel de luxo. Todos estão ligados a um mistério de seu passado. Alguns serão recompensados com a inclusão no testamento; outros serão punidos. Para saber quem fora seu amigo de verdade e quem o prejudicou, Aníbal passa a manipular a todos, como se fossem fantoches.

CURIOSIDADES

A narrativa de Os fantoches era inovadora para a época, por se passar quase que totalmente dentro de um hotel de luxo. A autora baseou-se no livro de Agatha Christie, O caso dos dez negrinhos.

A direção foi de Walter Avancini e, nos últimos capítulos, do também ator Carlos Zara.

Dina Sfat brilhava como Laura, em sua única telenovela na TV Excelsior. A personagem da atriz em Bebê a Bordo da TV Globo, em 1988, também tinha o nome de Laura.

Regina Duarte se firmava como atriz dramática e em seguida assumiu o papel principal da próxima telenovela de Ivani Ribeiro, que foi O terceiro pecado.

Apresentou um elenco de primeira linha, com destaque para os trabalhos de Átila Iório, Paulo Goulart, Nicete Bruno e Flora Geny.

ELENCO E FICHA TÉCNICA

Átila Iório .... Aníbal
Dina Sfat .... Laura
Nicette Bruno .... Estela
Paulo Goulart .... Marcos
Flora Geny .... Nazaré
Ivan de Albuquerque .... Gilberto
Regina Duarte .... Bete
Mauro Mendonça
]Elizabeth Gasper .... Simone
Renato Master .... Victor
Rogério Márcico
Stênio Garcia .... Torquato
Márcia de Windsor .... Consuelo
Yara Lins .... Guiomar
Lídia Costa .... Odila
Silvio Rocha .... Nicanor
Edgard Franco .... Joel
Estela Gomes .... Zezé
Vera Nunes .... Julieta
Ayres Pinto .... Nando
Tereza Campos .... Luisa
Noira Mello
Renato Júnior




Um comentário:

  1. Seria muito bom se algum diretor regravasse essa novela. Ela foi muito boa. tenho certeza de que faria muito sucesso. Tinha mistério, suspense que fazia a gente ficar na expectativa do próximo capitulo. Está na hora de alguém mudar o estilo das novelas, pois a realidade vemos todos os dias nos noticiários. Um suspense da Agatha Cristie seria uma boa escolha.

    ResponderExcluir