domingo, 26 de setembro de 2010

NOVELA: A PRÓXIMA ATRAÇÃO (1970/71)

Autoria: Walther Negrão
Direção: Régis Cardoso
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 26/10/1970 - 17/04/1971
Horário: 19h00
Nº de Capítulos: 150

A história se passa numa mansão no bairro do Jardim América, em São Paulo. Na casa, Rodrigo (Sérgio Cardoso), um gaúcho rico e solitário, convive com sete mulheres ambiciosas: as aeromoças Regina (Susana Vieira) e Cláudia (Irene Singery), a chacrete Ciça (Betty Faria), Madalena (Renata Sorrah), Dulce (Célia Biar), Dinorah (Heloísa Mafalda) e a manicure Suzete (Jacira Silva). Outros personagens de destaque na trama são o agitado publicitário Pardal (Armando Bógus) e o tintureiro japonês Yamashita (Edney Giovenazzi).

As características do personagem Pardal provocaram uma controvérsia no meio publicitário. Alguns profissionais alegavam que o papel interpretado por Armando Bógus passava uma imagem negativa da profissão.

A Próxima Atração foi a primeira novela que Walther Negrão escreveu integralmente na TV Globo. Antes, o autor havia trabalhado apenas nos últimos capítulos de A Cabana do Pai Tomás, em 1969.

Silvio de Abreu, futuro autor de novelas da emissora, participou como ator da história, interpretando Damasceno Righi Salomão. Ele voltaria a viver o mesmo personagem na novela Editora Mayo, Bom Dia, de Walther Negrão, exibida na TV Record em 1971.

Um grande sucesso de A Próxima Atração foi a música Madalena, de Ivan Lins, interpretada por Elis Regina.

ELENCO

Álvaro Aguiar, Armando Bógus (Pardal), Beth Faria (Ciça), Carmem Silva, Célia Biar (Dulce), Edney Giovenazzi (Yamashita), Eloísa Mafalda (Dinorah), Felipe Carone (Jarbas), Gracindo Júnior (Clóvis), Ida Gomes (Zilda), Irene Singery (Cláudia), Jacira Silva (Suzete), Jardel Mello, Juan Daniel, Marcos Paulo (Théo), Maria Cristina Nunes, Norah Fontes (Júlia), Paulo Goulart (Tomás), Paulo Gracindo (Borges), Rachel Martins (Lurdes), Reinaldo Gonzaga, Renata Sorrah (Madalena), Sérgio Cardoso (Rodrigo), Sílvio de Abreu (Damasceno Henrique Salomão), Suzana Vieira (Regina), Tânia Scher, Tônia Carrero (Glória).


CURIOSIDADES

O autor foi acusado de plágio, em especial a respeito da história em quadrinhos que se apresentava ao leitor ao desenrolar de um rolo de papel higiênico, supostamente extraído da peça teatral A úlcera de ouro, de Pedro Bloch, autor de As mãos de Eurídice e Dona Xepa, esta última adaptada como telenovela em 1977.

O futuro escritor de telenovelas Sílvio de Abreu participou de A Próxima Atração como ator, vivendo o subdelegado Damasceno Salomão.
 
 
Penultima novela do ator Sérgio Cardoso, que depois do termino da novela sucessora de A Próxima Atração (Minha Doce Namorada), estreou a fatidica novela O Primeiro amor, também de Walter Negrão e veio a falecer de ataque cardiaco pouco antes do fim dessa novela, sendo substituido por Leonardo Villar. A novela foi reapresentada entre 12 de março e 18 de agosto de 1979, em 105 capítulos, às 22h.

 
TRILHA SONORA
 
01-"Ciça Cecília" – Erasmo Carlos
02-"A Próxima Atração" – Ivan Lins
03-"Regina" – Ronnie Von
04-"Zip" – Briamonte Orquestra
05-"Panorama Segundo Rodrigo" – Marcus Pitter
06-"Quem Vem de Lá" – MPB4
07-"Madalena" – Elis Regina
08-"Dia do Grilo" – A Charanga
09-"Sucesso, Aqui Vou Eu" – Rita Lee
10-"Sol Nascente" – Roberto Menescal
11-"Verdes Campos da América" – Antônio Cláudio
12-"Atmosfera" – Briamonte Orquestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário