domingo, 3 de outubro de 2010

NOVELA: O SEMIDEUS (1973/74)

Autoria: Janete Clair
Supervisão: Daniel Filho
Direção: Daniel Filho e Walter Avancini
Período de exibição: 20/08/1973 – 07/05/1974
Horário: 20h00
N° de capítulos: 221

Hugo Leonardo (Tarcísio Meira), poderoso industrial famoso pela personalidade excêntrica e pelo temperamento instável, desaparece depois de um misterioso desastre de lancha. Na verdade, o “acidente” não passa de uma manobra dos seus inimigos – Alberto Parreiras (Juca de Oliveira), Gildo Graça (Felipe Carone) e Pontes (Paulo Padilha) – para eliminar Hugo e usurpar seu império. Eles aproveitam o sumiço do empresário e o substituem por Raul (também Tarcísio Meira), um sósia perfeito que assume o comando da sua vida e dos seus negócios.

Somente o jornalista Alex Garcia (Francisco Cuoco) – que conhecera Hugo Leonardo em uma corrida de lanchas e preparava uma reportagem sobre o império dele – e Ângela (Glória Menezes) – namorada de Hugo, com quem Raul, o impostor, termina abruptamente para se casar com Estela (Maria Cláudia) – suspeitam que algo está errado e tentam desvendar o mistério. - A história dá uma guinada quando o verdadeiro Hugo Leonardo, com o rosto deformado por causa do acidente, volta para reassumir o seu lugar.

Foram gravadas cenas externas em Portugal, em locais como a Torre de Belém, Estoril, o Convento de São Jerônimo, o Castelo de São Jorge e Alfama. As gravações foram dirigidas por Daniel Filho, e a equipe técnica era formada por Fernando Olegário, Alfredo Miraluna e João Marzulo.

Originalmente, a autora Janete Clair concebeu a sinopse de uma novela chamada Cidade vazia, que reuniria Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, os dois maiores galãs da época, numa história sobre o preço que a sociedade tem que pagar em troca do progresso. Porém, pouco antes do início das gravações, a novela foi censurada pelos militares, e, para substituí-la, a autora teve que elaborar a história de O semideus em pouco tempo. A sinopse proibida acabou sendo liberada pela censura no ano seguinte e foi ao ar com o título de Fogo sobre terra (1974).

Na abertura da novela, os nomes de Tarcísio Meira e Francisco Cuoco surgiam de direções opostas do vídeo e se encontravam no centro da tela. A ordem de entrada era trocada todos os dias.

Elenco: Ana Ariel (Clara), Ângela leal (Carmem), Antônio Patiño (Horácio), Ary Fontoura (Mauro), Betty Saad, Carlos Durval, Castro Gonzaga (Azevedo), Denise Dumont (Analu), Diogo Vilela, Ênio Santos, Felipe Carone (Gildo Graça), Francisco Cuoco (Alex Garcia), Glória Menezes (Ângela), Glória Pires (Ione), Gracinda Freire (Joventina), Heloísa Helena, Irma Álvarez (Rachel), Jardel Mello, Juca de Oliveira (Alberto Parreiras), Marcele Russo, Maria Cláudia (Estela), Maria cristina Nunes (Leda), Mário Petráglia, Mary Daniel, Monah Delacy, Myrian Pires (Dulce Leonardo), Neide Alexandre, Nívea Maria (Soninha), Paulo Padilha (Pontes), Paulo Ramos (Dr. Renato), Renata Fronzi (Paloma), Roberto Bomfim, Roberto Pirilo (Lulu), Rosana Garcia (Carminha), Sérgio de Oliveira (Albino), Stênio Garcia (Lorde Joe), Suzana Gonçalves (Norminha), Tarcísio Meira (Hugo Leonardo / Raul), Yara Cortes (Úrsula), Yoná Magalhães (Adriana), Ziembinski (Padre Miodeck).

TRILHA SONORA
 
NACIONAL

01-"Paciência" - Trama
02-"Uma Canção a Mais" - Orquestra e Coral Som Livre
03-"Eu Não Tenho Ninguém" - Cláudia Regina
04-"Até Eu" - Maria Creuza
05-"O Semideus" - Orquestra Som Livre
06-"Solidão" - Amália Rodrigues e Don Byas
07-"Refém da Solidão" - Maria Odette
08-"Figa de Guiné" - Ana Maria e Maurício
09-"Despedida" - Victor Hugo
10-"Destinos" - Marília Barbosa

INTERNACIONAL

01-"All In Love Is Fair" - Stevie Wonder
02-"Funky Stuff" - Kool & The Gang
03-"Another Song" - Michael Davis
04-"All The Way Down" - Etta James
05-"Songs" - B.J. Thomas
06-"Painted Ladies" - Ian Thomas
07-"Autumn Lovers" - Free Sound Orchestra
08-"Love Me Or Leave Me Alone" - Dennis Yost & The Classics IV
09-"Masterpiece" - Grover Washington Jr.
10-"Welcome, Welcome" - The Light Reflections
11-"Rockin' Roll Baby" - The Stylistics
12-"Nothing Would Matter (Que Revienne)" - Michael Hirschmann
13-"Let's Get It On" - Marvin Gaye
14-"The Love We Share" - The Hopefulls

4 comentários:

  1. o que aconteceu com essa novela?é verdade que ela pesdeu-se no incedio da globo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A TV Globo sofreu três incêndios em sua primeira década de existência. Um em sua antiga sede, em São Paulo, e os outros dois na sede do Rio de Janeiro.

      O pior de todos os incêndios ocorridos na Globo aconteceu em 4 de junho de 1976. O fogo começou às 13 horas, no segundo andar, provocado por um curto-circuito no sistema de ar condicionado. Praticamente destruiu todas as instalações eletrônicas da emissora, levando à perda de seis ilhas de videoteipe, equipamentos de telecine e de emissão de comerciais, danificados pelo fogo, pela água ou pelas cinzas. Só foi apagado à noite, o que fez com que a programação da emissora fosse gerada de São Paulo durante a tarde e a noite do incidente.

      No dia seguinte ao incêndio, a partir das 18h, a programação voltou a ser gerada da sede da emissora, no Rio de Janeiro. A estimativa, porém, era que as áreas afetadas só voltassem a ser ocupadas em cerca de 90 dias.

      Infelizmente. essa novela maravilhosa, "O SEMIDEUS", juntamente com outras, foram destruídas pelo incêndio. Salvo apenas algumas cenas, e algumas chamadas que se salvaram.

      Excluir
  2. O incêndio a que vc se refere aconteceu na extinta TV Excelcior, e não na Globo.

    ResponderExcluir