sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NOVELA: PLUMAS & PAETÊS (1980/81)

Plumas e Paetês foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas entre 1980 e 1981, contou com 197 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Jardel Mello e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Gonzaga Blota.

Osmar (Stepan Nercessian), depois de um ano morando longe da sua família, decide voltar para São Paulo para apresentar sua noiva Júlia (Cristina Aché) a seus entes familiares. Eles dão carona para a amiga Roseli (Elizabeth Savala), que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista depois de ter sido abandonada pelo namorado. Na estrada, eles sofrem um acidente, e Roseli é a única sobrevivente. Para não ficar desamparada numa cidade em que não conhece ninguem, ela decide assumir a identidade da amiga e se apresenta com um outro nome, Marcela, começando a desfrutar do conforto que a família de Osmar lhe proporciona.

A família do rapaz é comandada pela matriarca Bruna (Neuza Amaral). Ela é casada com Gustavo (José Lewgoy), um homem rico, com quem teve três filhos: Osmar, Edgar (Cláudio Marzo) e Melina (Sílvia Salgado). Na trama, o filho mais velho de Bruna, Edgar, acaba se apaixonando por Roseli/Marcela. Na cidade, ela reencontra Paulo, o antigo namorado, que na verdade se chama Renato (José Wilker), e começam a viver um triângulo amoroso, que só é resolvido no final da novela.

Melina é a filha mais nova de Bruna e Gustavo. Ela se torna grande amiga de Roseli/Marcela e decide se tornar modelo profissional. Mas acaba sofrendo muita pressão da mãe, que não concorda com sua escolha.

Outro destaque na história é Rebeca (Eva Wilma). Ela é dona de uma fábrica de jeans herdada pelo marido. A personagem se apaixona pelo italiano Gino (Paulo Goulart), que trabalha como segurança da sua empresa. Rebeca também é assediada por seu secretário Márcio (John Herbert). Os três protagonizam os momentos mais cômicos da história. A empresária é uma mãe controladora, que faz de tudo para impedir que seu filho, Jorge Luís (Paulo Guarnieri), tenha um romance com a humilde Nadir (Solange Theodoro), a “moça do cafezinho”, e com a modelo ambiciosa Veroca (Lúcia Alves). O mundo da moda é retratado através das seguintes personagens: Lídia (Sura Berditchevsky), Amanda (Maria Cláudia), Dorinha (Mila Moreira) e Veroca. As quatro são modelos profissionais e passam por várias dificuldades para ascender profissionalmente.

A novela também conta a história da família de Cristiano (Mário Lago), proprietário de uma fábrica de bicicletas. Ele é casado com Irene (Monah Delacy) e pai de Claudia (Angelina Muniz). A jovem trabalha como modelo e é amiga de Dorinha, Amanda e Veroca. Ela é apaixonada por Edgar e sofre com a mudança de comportamento dele, que acaba se envolvendo com Roseli/Marcela.

Outro núcleo na história é a família de Clóvis (Felipe Carone) e Zeni (Eloísa Mafalda). Os dois são pais de Amanda, Angelo (Mário Gomes) e Nadir. Clóvis trabalha como propagandista de remédios e passa o dia inteiro andando pelas ruas. Ele não concorda com o trabalho de modelo da sua filha Amanda, e os dois entram numa série de conflitos, principalmente porque a filha sai de casa.
Com o desenrolar da história, vemos a mudança de Roseli/Marcela, que, para manter sua mentira, de uma humilde moça na cidade grande, se torna um mulher oportunista e trapaceira. Nos últimos capítulos da história, Roseli/Marcela sofre novamente um acidente de carro. No hospital, Renato conta para Edgar que é o verdadeiro pai da filha de Roseli/Marcela. Ela pede para Edgar contar para Bruna e Gustavo que o nome verdadeiro dela é Roseli e que a menina não é neta deles. Antes de morrer, Roseli afirma ainda que Edgar foi o verdadeiro amor de sua vida. No final, a criança acaba sendo criada pela família de Edgar.

A MORTE DE MARCELA EM UM TRÁGICO ACIDENTE DE CARRO

Na trama de "Plumas e Paetês", Cassiano contava a história de Roseli (Elizabeth Savalla), única sobrevivente de um acidente de carro, que foi confundida com Marcela, que era noiva do rapaz que dirigia o carro. Grávida, sem dinheiro e fugindo do passando, Roseli decidiu assumir a identidade de Marcela. Passou assim a desfrutar de todo o conforto da família rica do moço, que era liderada pela matriarca Bruna (Neuza Amaral). No decorrer da trama, Edgar (Cláudio Marzo), filho mais velho de Bruna, se apaixona pela falsa cunhada Marcela. Nesse meio tempo, ela reencontra Renato (José Wilker), com quem tivera um relacionamento no passado. Os três vivem um triângulo amoroso que só se definiu no final da novela, com a sua própria morte.

Fotos do final da novela, abaixo.

BASTIDORES DA NOVELA

A espinha dorsal de Plumas & Paetês, a história de Marcela, era a mesma de uma antiga novela da TV Tupi: A Intrusa, que contava exatamente a mesma história. A Intrusa inspiraria ainda outra novela da Globo: Esplendor.

Cassiano Gabus Mendes reuniu mais uma vez a dupla Eva Wilma e John Herbert do antigo seriado Alô, Doçura!, que ele mesmo escrevia e dirigia na TV Tupi. À dupla uniu-se Paulo Goulart, e foram responsáveis por vários momentos hilários na novela.

Plumas & Paetês não ia muito bem até que Cassiano Gabus Mendes sofreu um enfarte, ficando impossibilitado de levá-la adiante. Foi então eficazmente substituído por Silvio de Abreu, que terminou a novela tornando-a um grande sucesso.

Silvio de Abreu contou em uma entrevista ao Canal Brasil que pegou Plumas & Paetês por volta do capítulo 100, 110. Cassiano, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, o indicou para continuar a novela. Silvio se reuniu com sua esposa em um fim de semana e leram os 100 roteiros para se inteirarem (ele não assistia à novela). Em uma semana ele entregou 6 capítulos à produção.

A narrativa se desenvolvia em São Paulo, tendo como ambiente lugares que estavam então na moda na capital paulista e que revelavam os padrões da sociedade de consumo da época.

Um destaque foi Lúcia Alves, a Veroca, que chamou para si toda a atenção dos telespectadores ao disputar com Nadir (Solange Theodoro) o amor (ou o dinheiro) do playboy Jorge Luís (Paulo Guarnieri).

A atriz Maria Cláudia havia perdido o papel de Catucha para Débora Duarte na novela Coração Alado. Como consolação, ganhava Amanda, uma das protagonistas de Plumas & Paetês.

O último capítulo terminava com um desfile com a presença, entre outros, de Clodovil Hernandez. No final, Ronaldo Resedá cantou a música-tema de abertura enquanto as modelos do elenco desfilavam.

O mundo da moda também já foi apresentado em Ti Ti Ti, Top Model, Sex Appeal, Um Anjo Caiu do Céu e Desejos de Mulher.

Silvia Pfeifer aparecia na abertura da novela, na época em que era modelo, antes de tornar-se atriz.

A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 03/01 a 02/09/1983.


CURIOSIDADES

Em 1980, Cassiano Gabus Mendes produziu uma novela de sucesso que marcou estéticamente a mudança de década. Um dos núcleos contava a estória das modelos Lídia (Sura Berditchevsky), Amanda (Maria Cláudia), Dorinha (Mila Moreira) e Veroca (Lúcia Alves).


A abertura era glamourosa e trazia Silvia Pfeifer ainda como modelo, por sinal de muito sucesso na época. O luxo e riqueza pedia que as locações fossem feitam em São Paulo. O desfile que abre a novela foi gravado na boate Gallery, sinônimo de status naqueles tempos.

O tema de abertura foi a música “Plumas e Paetês”, de Ronaldo Resedá que também ficou conhecido por outra trilha de novela, a de “Marrom Glacê”.

O atual remake de “Ti-ti-ti”, outra novela de Gabus Mendes, traz personagens e citações de “Plumas e Paetês” como Marcela (Ísis Valverde), na época interpretada por Elizabeth Savalla, e seu namorado Renato (Guilherme Winter), originalmente vivido por José Wilker.


Exibida entre 8 de setembro de 1980 e 25 de abril de 1981 em 197 capítulos.

Por volta do capítulo 100, o autor sofreu um enfarte e teve de deixar a trama aos cuidados de outro novelista. Indicou Sílvio de Abreu para substituí-lo. Sílvio conseguiu aumentar a audiência transformando o destino da protagonista Marcela, que muda de uma humilde moça, vítima das circunstâncias e que tenta a vida na cidade grande, em uma mulher oportunista e trapaceira.

"Plumas & Paetês" é a novela exibida no Vale a Pena Ver de Novo com maior número de capítulos: 175. A reprise aconteceu entre 2 de janeiro e 2 de setembro de 1983, em 175 capítulos, as 13h30. Apenas 22 a menos do que os 197 originais. Cronologicamente, a reapresentação ficou mais tempo no ar que a apresentação original: 35 semanas em 1983, contra 33 em 1980 e 1981, devido à diferença de números de capítulos por semana.

A telenovela se desenvolvia toda na cidade de São Paulo com muitos desfiles e os personagens circulando pelos lugares mais chiques da cidade.

A então apenas modelo Sílvia Pfeifer participava da abertura da novela.

O trio formado por Eva Wilma, Paulo Goulart e John Herbert foi o responsável pelos momentos cômicos da história.

A telenovela, como quase todas as obras de Cassiano Gabus Mendes, foi adaptada pela televisão chilena.

Os créditos de abertura alternavam-se diariamente no bloco dos protagonistas. Havia a ordem Elizabeth Savalla / Maria Cláudia / José Wilker / Cláudio Marzo e a ordem Maria Cláudia / Elizabeth Savalla / Cláudio Marzo / José Wilker

Maria Cláudia foi escolhida para ser Amanda logo após perder o papel de Catucha para Débora Duarte em Coração Alado.

O cantor Lulu Santos, que ainda assinava com o nome Luiz Maurício, era funcionário da Som Livre na época da novela Plumas & Paetês, e fazia a pré-seleção de 40 músicas para o disco para que o diretor da gravadora, João Araújo, fizesse uma segunda garimpagem para a trilha. Lulu Santos tanto insistiu para que João Araújo colocasse uma música sua que este não teve outra saída e colocou a música Melô do Amor. No entanto, a música passou despercebida e Lulu Santos foi demitido da Som Livre. Mas logo em seguida Lulu Santos emplacaria o sucesso Tempos Modernos na novela Sol de Verão.

Elizângela e Paulo Goulart estão no remake de Ti Ti Ti que é uma junção de Ti Ti Ti e Plumas e Paetês.
ELENCO

Elizabeth Savalla - Roseli / Marcela
Maria Cláudia - Amanda
José Wilker Renato / Paulo
Cláudio Marzo / Edgar

Ator Personagem

Eloísa Mafalda - Zeni
Ary Fontoura - Raul
Felipe Carone - Clóvis
Mário Lago - Cristiano
Neuza Amaral - Bruna
Sura Berditchevsky - Lídia
José Lewgoy - Gustavo
Lúcia Alves - Veroca
Elizângela - Sandra
Paulo Goulart - Gino
Lídia Mattos - Zenaide
John Herbert - Márcio
Nestor de Montemar - Padre Clodovil
Mila Moreira - Dorinha
Sílvia Salgado - Melina
Cleyde Blota - Yara
Myriam Pérsia - Bianca
Solange Theodoro - Nadir
Monah Delacy - Irene
Walter Stuart - Chico
Angelina Muniz - Cláudia
Paulo Guarnieri - Jorge Luis
Heraldo Galvão-  Zeca

Participação especial

Mário Gomes - Ângelo
Maria Helena Dias - Luísa
Eduardo Conde -  Francis
Edson Celulari - Kurlan
Vera Brito - Secretária da fábrica de Rebeca

Atriz convidada


Eva Wilma - Rebeca Andrade


Participações especiais

Stepan Nercessian .... Osmar
Cristina Aché .... Júlia
Brandão Filho .... Adolfo
Elza Gomes … Dona Nina
Marcos Frota .... Jonilson

Milton Moraes
Carlos Zara
Ísis de Oliveira
Ilka Soares
Cristina Prochaska

TRILHA SONORA NACIONAL
01."Nosso Estranho Amor" – Marina e Caetano Veloso
02."Nova Manhã" – 14 Bis
03."Quem Tem a Viola" – Boca Livre
04."Quero Quero" – Cláudio Nucci
05."De Onde Vem" – Black Rio
06."Semente do Amor" – A Cor do Som
07."A Mesma Porta" – Gilson
08."Pret-a-Porter" – Robson Jorge
09."Meu Amigo, Meu Herói" – Zizi Possi
10."Fracasso" – Gilliard
11."Aroma" – Lúcia Turnbull
12."Melô de Amor" – Luiz Maurício
13."Te Dei Demais" – Felipe Neto
14."Plumas e Paetês" – Ronaldo Resedá(Tema de Abertura)

TRILHA SONORA INTERNACIONAL
01."I Never Fall In Love" – Davitt Sigerson
02."Give Me The Night" – George Benson
03."Shadow In The Sun" – Silvia Mason
04."Never Knew Love Like This Before" – Stephanie Mills
05."The Strangers" – Genghis Khan
06."No Night So Long" – Dionne Warwick
07."Modern Girl" – Sheena Easton
08."Sure Shot" – Crown Heights Affair
09."Magia" – Pippo y Monica
10."Goodnight My Love" – Mike Pinera
11."Now's The Time" – Stephan
12."Sun Of Jamaica" – Goombay Dance Band
13."Special Lady" – Ray, Goodman and Brown
14."Do Right" – Paul Davis


Nenhum comentário:

Postar um comentário