segunda-feira, 8 de agosto de 2011

NOVELA: ROSA REBELDE (1969)

Autoria: Janete Clair
Direção: Régis Cardoso e Daniel Filho
Período de exibição: 15/01/1969 - 13/10/1969
Horário: 20h
Nº de capítulos: 212

Rosa Rebelde é uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Globo. Foi a sétima "novela das oito", e a terceira integralmente escrita por Janete Clair, sucedendo Passo dos Ventos e antecedendo Véu de Noiva - ambas também escritas por Clair.



Dirigida por Daniel Filho e Régis Cardoso, Rosa Rebelde foi inicialmente inspirada numa radionovela produzida anteriormente por Janete Clair para a Rádio Nacional, Rosa Malena, mas teve seu cenário alterado por ordem de Glória Magadan, então diretora de teledramaturgia da emissora. Durante sua exibição, enfrentou problemas com audiência, tendo seu desempenho prejudicado pelo sucesso da telenovela Beto Rockfeller, exibida pela TV Tupi, e com um incêndio na sucursal paulista da Rede Globo, que fez com que a produção tivesse que ser estendida por cem capítulos adicionais


Além de Glória Menezes e Tarcísio Meira, que interpretam os protagonistas em ambas as fases da telenovela - Rosa Malena e Capitão Sandro de Aragão, na primeira fase, e seus filhos, Simone Grandet e Fernando de Aragão, na segunda - também fizeram parte do elenco.


ELENCO

Claudio Marzo - Índio Robledo
Djenane Machado - Conchita
Ênio Santos - José de Aragón
Gracinda Freire - Rafaela
José Augusto Branco - Felipe Grandet
Maria Pompeu - Soledad Navarro
Mário Lago - Barão de San Juan de la Cruz
Miguel Carrano - Manolo
Miriam Pires - Baronesa Inês de la Torre
Moacyr Deriquém - Napoleão Bonaparte
Myriam Pérsia - Maria Consuelo
Paulo Araújo - Pierre Duprat
Ribeiro Fortes - El Sordoa
Sônia Ferrera - La Zíngara
Suzana de Moraes - Lola



TRAMA
Espanha, século XIX. Na história, Rosa Madalena (Glória Menezes) lidera um grupo de espanhóis para impedir a ocupação francesa. A rebede consegue se infiltrar na corte inimiga e acaba se apaixonando por Sandro de Aragão (Tarcísio Meira), capitão do exército de Napoleão Bonaparte, encarregado de dominar o território. A história épica foi uma das últimas tramas da emissora ambientadas em países estrangeiros. Com o fim do legado da cubana Glória Magadan, as novelas passaram a retratar a realidade e a história do Brasil.





CURIOSIDADES:

- O último capítulo de Rosa Rebelde estava pronto para ser gravado na TV Globo do Rio, quando um incêndio destruiu os estúdios da emissora em São Paulo, onde era gravada A Cabana do Pai Tomás, exibida às 19h. A equipe teve que transferir a produção para o Rio, mas a sede da emissora não tinha como abrigar mais uma novela, porque estava encarregada das gravações de A Ponte dos Suspiros e deveria começar a gravar a novela que substituiria Rosa Rebelde no horário das 20h. A solução encontrada foi cancelar a nova produção. Janete Clair teve que dar continuidade à história de Malena e Sandro. A autora deu um salto de 20 anos na trama e escreveu mais 100 capítulos.

- A história de Rosa Rebelde foi encomendada por Glória Magadan à Janete Clair, que, para escrever a trama, usou como base a sua radionovela Rosa Malena, grande sucesso na Rádio Nacional.

- Glória Menezes aprendeu a usar castanholas para interpretar Rosa Malena. No papel, a atriz também fez cenas em que aparecia travestida como um menino pobre.

- Rosa Rebelde não alcançou bons índices de audiência, principalmente por causa da concorrência com a novela Beto Rockefeller, da TV Tupi, que era apresentada no mesmo horário. A baixa audiência contribuiu para a saída de Glória Magadan durante a novela, e levou a uma reestruturação na concepção de dramaturgia na emissora.


5 comentários:

  1. Eu vi essa maravilhosa novela. Na verdade, Janete Clair, Daniel Filho, Tarcísio Meira e Glória Menezes, fazem a história da teledramaturgia no Brasil. CJS.

    ResponderExcluir
  2. TENHO ESSE NOME POR CAUSA DESSA NOVELA!!!!
    MINHA MÃE AO MESMO TEMPO HOMENAGEOU MINHA AVÓ MATERNA ROSA E MALENA PORQUE ELA GOSTOU MUITO APÓS, OUVIR OS COMENTÁRIOS DA NOVELA EM UM CONSULTÓRIO DENTÁRIO.
    ROSA MALENA

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe o nome das musicas que tocavam naquela novela? Tenho procurado e não encontro nada. Tinha uma música belissima instrumentada que era do casal...queria tanto saber o nome. Se alguém souber, pode me enviar um email, por favor?

    profumata@gmail.com

    Meu nome é Cláudia Lima

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe o nome das musicas que tocavam naquela novela? Tenho procurado e não encontro nada. Tinha uma música belissima instrumentada que era do casal...queria tanto saber o nome. Se alguém souber, pode me enviar um email, por favor?

    profumata@gmail.com

    Meu nome é Cláudia Lima

    Obrigada!

    ResponderExcluir