sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOVELA: A MOÇA QUE VEIO DE LONGE (1964)

A moça que veio de longe, é uma telenovela produzida pela TV Excelsior às 19h00, no período de maio a julho de 1964, escrita por Ivani Ribeiro, baseada no original de Abel Santa Cruz e dirigida por Dionísio Azevedo.
O amor impossível entre uma moça pobre e um homem rico.A empregada doméstica Maria Aparecida se apaixona pelo filho de seu patrão, Raul, e os dois têm que enfrentar os preconceitos para ficarem juntos.


CURIOSIDADES

A moça que veio de longe foi a primeira telenovela a atender os anseios dos telespectadores, que queriam um destino feliz para a mocinha, Maria Aparecida, interpretada por Rosamaria Murtinho, em sua estréia na televisão.

Foi a estréia de Hélio Souto, que vinha do cinema, fazendo o par romântico com Rosamaria, que passou a dividir com Tarcísio Meira e Carlos Zara o título de galã da televisão na época.

Ivani Ribeiro transgrediu o original argentino e assumiu totalmente a condução da trama, acrescentando mais capítulos e dando desfechos diferentes aos personagens.

Com essa história, Ivani Ribeiro assumiu o posto de principal escritora de teledramaturgia no Brasil naquela época.

Em 25 de julho de 1964, a Excelsior promoveu a "Grande Noite de Autógrafos" no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, com as estrelas de A moça que veio de longe.

Depois do sucesso em São Paulo, a telenovela foi exibida na TV Excelsior do Rio de Janeiro, e o último capítulo foi encenado ao vivo no palco do programa "A cidade se diverte", em 17 de agosto de 1964. A orquestra deveria dar a deixa para as bailarinas entrarem e o par romântico terminar com o beijo, mas a orquestra não tocou e Rosamaria Murtinho e Hélio Souto tiveram que prolongar o beijo por mais de um minuto!.
ELENCO

Rosamaria Murtinho.... Maria Aparecida

Hélio Souto.... Raul

Flora Geny.... Teresa

Lourdes Rocha.... Miriam

Sílvio Francisco.... Pedro

Neuza Amaral.... Regina

Lourdinha Félix.... Lenita

Maria Aparecida Baxter

Renato Master.... Henrique

Wilma de Aguiar.... Conceição

Ivan Mesquita.... Nestor

Edmundo Lopes

Nívea Maria

Bentinho

Cleyde Blota

Gilberto Sálvio

2 comentários:

  1. Porque não volta essa novela foi tão linda

    ResponderExcluir
  2. Maria Murtinho continua até hoje atuando ela é exelenti atrix gosto muito dos trabalho dela

    ResponderExcluir